sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Adeus, Joan Rivers



Nós tivemos Dercy Gonçalves. Os americanos tiveram Joan Rivers.

Fora o humor debochado e a feminilidade meio exagerada de ambas, Joan foi diferente de Dercy. Mais over, tanto nas críticas quanto na vaidade. E com menos longevidade.

Considerada a Rainha do Riso da América e uma das pioneiras no gênero stand up cômico, virou um dos ícones da cirurgia plástica nos EUA, realizando quase mil operações durante toda a vida, alegando que o mundo artístico não perdoava feiura e nem velhice. 

Linda e talentosa, Joan foi atriz, roteirista, comediante e apresentadora. Adorava moda. Fazia a cobertura do Oscar e eternizou a frase em cima do tapete vermelho: 'Quem você está vestindo?'

Deixou sua herança num testamento para a filha Melissa, com alguns pedidos surreais: que seu funeral fosse um grande acontecimento digno de Hollywood, como um verdadeiro showbiz de luzes, câmeras e ação, incluindo o serviço de buffet, uma iluminação cinematográfica e toda imprensa. 


Mesmo de origem judaica, registrou que preferia as lágrimas dramáticas da amiga Meryl Streep ao ritual de um rabino. E trocava o discurso judaico pela voz de Bobby Vinton cantando 'Mr. Lonely'. Quis ser vestida com um modelito a la Valentino que deixou escolhido. E que Harry Winston lhe fizesse uma etiqueta personalizada para pendurarem no dedão do seu pé. 

O mais original e engraçado foi o pedido de uma máquina de vento em direção ao caixão, para que seu cabelo voasse como o de Beyoncé nos palcos. 

Se os seus exóticos desejos fúnebres foram realizados, não sei, mas um documentário exibido em sua homenagem mostra a emocionante cena em que Joan, antes de realizar uma de suas últimas intervenções cirúrgicas, parece sentir que algo ruim lhe aconteceria. 

Triste e insegura, ela se despede da filha, num momento de sincera e íntima emoção, afirmando que, se caso algo lhe acontecesse, não dissessem que ela havia partido cedo, pois tinha vivido muito e bem, com diversos momentos felizes. E ainda comenta que apesar de tudo a vida pode ser divertida como um filme.

Então, aos 81 anos, faleceu essa semana, por complicações cirúrgicas. 

É. As pessoas se vão, mas ficam suas histórias. Todos os artistas são mortais porém os mitos duram para sempre.


Algumas frases revelando o humor negro de Joan:

"É preciso estar maravilhosa até morta." 

"Não faço exercícios. Se Deus quisesse que eu me agachasse, ele teria colocado diamantes no chão."

"Não me importo se acontecem coisas boas e ruins. O importante é que você está vivo. As coisas estão acontecendo."

"Eu fiz sucesso falando o que todo mundo está pensando."

"Comecei a pensar em piadas enquanto eu estava caminhando pela cidade no 11 de setembro."

"Comédia é um jogo de homens brancos nervosos. Mesmo se você for Chris Rock ou Joan Rivers, você de fato é um homem branco e nervoso."

"Tudo o que minha mãe me disse sobre sexo é que o homem deveria ficar em cima, e a mulher, embaixo. Então, por três anos, meu marido e eu dormimos em uma beliche."

"Já fiz tantas plásticas que quando eu morrer vão doar meu corpo para a Tupperware."

"Parecer ter 50 anos é ótimo... se você tem 60 anos. "

"Meus pais não gostavam de mim. Eu tinha 9 anos e minha mãe ainda tentava fazer um aborto."

"Katie Holmes não é uma atriz tão boa. Você a viu interpretando a mulher de John F. Kennedy? Foi tão ruim que ele deu um tiro em si próprio."

"Olha, ninguém é 100% feliz. Eu sou 93% feliz, o que significa que sou muito sortuda. Acho que qualquer um que alcança 60% deveria agradecer."

"Eu sabia que eu era uma criança indesejada quando vi que meus brinquedos de banho eram uma torradeira e um rádio."

"Aprendi a apreciar momentos marcantes, como o Emmy que ganhei em 1990, um dos melhores momentos da minha carreira. Infelizmente, quando fui penhorá-lo, não era de ouro."

"Os peitos da Demi Moore estão tão separados que só se falam pelo skype."

"O único jeito que eu consegui para que um homem me toque nessa idade é com cirurgia plástica."


"Não faça amizade com seus cachorros! Aqueles filhos de umas cadelas vão literalmente morrer antes de você e te deixar triste." 
"Estilo é como herpes. Você tem ou não."
"Eu disse que Justin Bieber parecia uma pequena lésbica - e mantenho o que disse. Ele é a filha que Cher gostaria de ter." 
"Sabe por que me sinto velha? Fui comprar uma lingerie sexy e eles automaticamente embalaram achando que era para presente." 
"Olha só a Gwyneth Paltrow sendo eleita a mulher mais bonita esse ano. Ela conseguiu os votos de Hellen Keller e Stevie Wonder (cegos)."
"Minhas últimas palavras vão ser: 'Abaixe essa arma, era só uma piada!'" 
"As pessoas que votam para o Oscar são tão velhas. Eu nunca vi uma mulher da Academia com um absorvente na bolsa."  -
"Minha vagina é como New Jersey. Os homens sabem que está lá, mas não querem ir visitar." 
"A única vez que minha filha realmente chorou foi quando eu me sentei com ela e disse que ela não era adotada." 
"Mal posso esperar a carreira de Britney Spears terminar para que ela possa me servir café em uma loja de conveniência."